ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicado em 30/11/-0001 às 00:00:00 - Atualizado em 30/11/-0001 ás 00:00:00

 

RESPOSTAS AOS RECURSOS DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 03/2017

 

CARGO: AGENTE DE ENDEMIAS

 

Questão 01

Resposta: DEFERIDO

QUESTÃO ANULADA

Questão 03

Resposta: INDEFERIDO

A recusante tem razão quando afirma que as palavras referidas estão de acordo com o dicionário da língua portuguesa não havendo erro ortográfico na acentuação, porém o enunciado da questão solicita que marque a alternativa onde há uma palavra intrusa. Favor consultar “Ortografia: emprego de letras, divisão silábica, acentuação. Classes das palavras e suas flexões”.

GABARITO C

 c) saúde (HIATO) — suicídio (PARÓXITONA OU PROPAROXÍTONA EVENTUAL) — país (HIATO).

Questão 20

Resposta: INDEFERIDO

O recurso não transcreve, de forma analítica, o objeto de sua impugnação, o que torna impossível o exercício do mister dessa Banca Examinadora.

Pode-se afirmar, no entanto que:

Conforme edital do respectivo processo seletivo, ANEXO III (conteúdo programático), Conhecimentos Gerais: refere-se unicamente a Lei federal nº 11.350 de 05/10/2006 - dispõe sobre as atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate as Endemias. Desta forma, pode-se observar a relação das alternativas (A), (B), e  (C) em conformidade com os seguintes Artigos desta Lei:

Art. 3o  O Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição o  exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.

Parágrafo único.  São consideradas atividades do Agente Comunitário de Saúde, na sua área de atuação:

I - a utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sócio-cultural da comunidade;

II - a promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva;

III - o registro, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde;

IV - o estímulo à participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde;

V - a realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família; e

VI - a participação em ações que fortaleçam os elos entre o setor saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida.

Considera- se a alternativa (D) INCORRETA:

Considerando não estar de acordo com conteúdo programático do edital presente em ANEXO III a Lei nº 8.080 que trata da criação do Sistema Único de Saúde.

Considera- se a alternativa incorreta em relação às recomendações que devem ser adotadas ao público de risco, necessitando levar em consideração que o Agente de Endemias realiza visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família. Além disso, o ACE também realiza visita aos imóveis e outras localidades com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de Chagas; atua no controle de roedores e na prevenção de acidentes por cobras, escorpiões e aranhas; e participa das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva. Não realizando diagnósticos e orientações quanto à terapêutica medicamentosa, o que é evidenciado na alternativa.

 

Aline de Fátima Lima

Presidente da Comissão (Objetiva)


sexopescado